O que é NFC?
A tecnologia NFC (“Near Field Comunication” que pode ser traduzido literalmente como “comunicação de campo próximo” também chamado no Brasil de “pagamento por aproximação”). Autoriza o pagamento ao aproximar o celular (ou outro equipamento que tenha a tecnologia como: relógio, chaveiro, cartão, etc) a maquina de cartão do vendedor.
O NFC foi criado para permitir a comunicação entre dois dispositivos, um princípio bem simples, onde um dispositivo inicia a comunicação e controla a troca de informações, o outro dispositivo (smartphone, por exemplo), que deve responder a solicitação.
Como Funciona?
O usuário deve criar uma conta e instalar o aplicativo Android Pay, cadastrar ao menos um cartão de crédito ou débito, o sistema irá validar o smartphone. Não sendo necessário digitar senhas ou fazer identificação biométrica.
O usuário aproxima seu smartphone de um receptor, que pode estar no caixa de um supermercado, por exemplo. Após alguns segundos a comunicação é estabelecida, o aparelho recebe as informações referentes ao processo, com o valor total da compra.
A máxima entre os dois dispositivos deve ser de no máximo 10 cm.
E quanto a segurança do segurança do NFC?
O simples fato da comunicação entre dispositivos NFC exigir uma distancia muito curta, isso dificulta a interceptação do sinal.
Alguns bancos brasileiros possuem apps que usam o NFC de smartphones Android para pagar compras em maquininhas de cartão, que contam com medidas de segurança específicas.
Dependendo da aplicação utilizada no dispositivo:
O Apple Pay usa a autentifição por impressão digital, evitando caso o aparelho seja perdido ou roubado, que outra pessoa o utilize para fazer pagamentos e causar prejuízos. O Apple Pay ainda não tem previsão para estar disponível no Brasil.
Quando você usa o Android Pay, o aplicativo não envia seus números atuais do cartão de crédito ou débito. Uma vez que usa um número virtual para representar sua conta. Se o telefone for perdido ou roubado, o usuário pode acessar o gerenciador do dispositivo para instantaneamente bloquear a função, mudar a senha ou limpar todas as informações pessoais.
O Android Pay tem previsão para estar disponível no Brasil até o fim de 2017. O Brasil será o primeiro país da América Latina a receber o sistema. Inicialmente o aplicativo deve ser compatível com o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa, o Itaú e o Porto Seguro, nas bandeiras Visa, MasterCard e Elo.
O que é preciso para utilizar o NFC com software da SG Sistemas?
*Sitef 6
* Cartão de Crédito / Débito com tecnologia NFC
* Celular com tecnologia NFC
* Pinpad com tecnologia NFC, segue abaixo os mais usados:
– Verifone VX 820
– Ingênico IPP320 UBS
– Gertec PPC 920 Dual
Dados de 2016 contam que 80% dos terminais de pagamentos no Brasil tem suporte ao NFC. Já o número de smartphones compatíveis é menor, pois os smartphones mais baratos não contam com essa tecnologia.
Outras formas de utilização:
Compra de Passagens
No Japão, é possível comprar passagens de metrô apenas com a aproximação do dispositivo que tenha o sistema NFC integrado das catracas.
Carros
Como um diferencial, a Hyundai traz essa tecnologia integrada em seus produtos, no protótipo de suas chaves, com as quais é possível realizar várias tarefas, como abrir a porta e ligar o motor.
Cinema
Uma forte tendência de divulgação de filmes é o uso de NFC em cartazes que carregam um código, por meio do qual é possível assistir ao trailer do filme.
Pagamentos
Recentemente, o site PagSeguro lançou uma página com informações do sistema de pagamento via NFC. Surgindo da parceria com a Nokia, representa a primeira solução de pagamento entre celulares no Brasil.
Estacionamentos
Pagamento de bilhetes de estacionamento via celular com NFC.
fonte: SG Sistemas
Deixe uma resposta